ESCOLHER, CONSERVAR E COZINHAR ENCHIDOS










  A pesar de a maior parte dos enchidos serem comercializados já embalados, os métodos de escolha, conservação e preparação devem ser tidos em conta, para que se possam saborear em toda a plenitude, mantendo as características próprias de cada um. 


                                                                    ESCOLHER

  Antes de comprar um enchido, analise alguns aspetos que indicam se está a fazer a escolha acertada.
  Assim, avalie bem o cheiro, a cor e o aspeto. Quando a esta última característica, verifique a distribuição da carne e da gordura pelo invólucro e a sua consistência. De qualquer forma, cada caso é um caso, dai que seja importante ter em conta as especificidades normais de cada enchido, pois são estas que determinam a sua qualidade. Se constatar que tem qualquer sinal de bolor, a melhor atitude é não o comprar.

                                                                   CONSERVAR

  Devem ter-se alguns cuidados especiais de conservação com os enchidos; no entanto, regra geral, devem ser curados num local fresco e seco, no máximo durante três meses. A exceção a esta regra é a farinheira, cujo prazo de validade é apenas 15 dias após a data de fabrico. Conheça outras regras de conservação deste tipo de alimento.
  - No que respeita á frescura de um produto, poderá guiar-se pelo rótulo de identificação quando os comprar embalados. Se observar bem, poderá apreciar a cor e a aparência da carne através da embalagem de plástico.
  - Evite os produtos que tenham um aspeto viscoso, estejam excessivamente húmidos ou marcados com manchas suspeitas.
  - Os produtos para cozinhar só podem ser colocados no frigorifico durante três dias.
  - No frigorifico, os produtos semi-secos conservam-se, no mínimo, durante três semanas.
  - Relativamente aos produtos secos, podem ser mantidos num ambiente fresco e sem humidade, onde permanecerão intatos durante meses, desde que não abra as embalagens.
  - Caso se trate de uma salsicha ou um chouriço, uma vez abertos, devem ser envolvidos em pelicula aderente e, posteriormente, em papel de alumínio.
  - No caso do chouriço pode optar por arrumá-lo individualmente, envolvido em pelicula aderente, previamente perfurada com uma agulha. O local ideal para o guardar é na gaveta dos legumes do frigorifico. Deste modo, o seu sabor conservar-se-á durante mais tempo.
  - Caso pretenda guardar salsichas frescas durante cinco dias no frigorifico, mergulhe-as em água com uma colher (sopa) de vinagre e uma pitada de sal. No momento de cozinhá-las, passe-as por água corrente fria.

                                                                    COZINHAR

  Este tipo de alimento pode ser consumido de diversas formas: grelhado, cozido, assado, salteado ou ao natural. Qualquer uma delas pode ter como acompanhamento pão ou broa. Além disso, existem vários pratos típicos, nas diferentes regiões do nosso pais, nos quais os enchidos têm um papel preponderante, como, por exemplo, o cozido á portuguesa, a feijoada ou o rancho, entre outros.
  Saiba algumas regras essenciais para cozinhar os enchidos.
  - Antes da cozedura, mergulhe-os em água a ferver, por cerca de um minuto. Assim, quando os cozer, estes não rebentarão, além de ficarem com uma apresentação exemplar.
  - Se pretende evitar que a farinheira rebente durante a fritura, depois de a mergulhar em água a ferver, pique-a com um garfo de ambos os lados e ao longo do comprimento.
  - Geralmente, ao comprarmos salsichas frescas, estas vêm em fiadas (isto é, todas juntas). De modo a que o interior das mesmas não saia da pele, separe-as apenas quando estiverem quase cozinhadas.
  - Qualquer variedade de salsichas possui um elevado teor de gordura e sal, apesar de também fornecer proteínas. Prefira as de aves ás de porco e consuma-as, preferencialmente, grelhadas.
  - Para evitar a desagradável situação de as salsichas se desmancharem ao fritar, passe-as por farinha ou então ferva-as durante uns minutos. Depois, opte por frigideira antiaderente.

                                                      CONSUMO MODERADO

  Os enchidos possuem um valor calórico bastante elevado, uma vez que contêm entre 25 a 50 poe centro de matérias gordas. Por isso, não abuse do seu consumo, nomeadamente se sofre de problemas de colesterol. Por outro lado, a quantidade e a diversidade de especiarias e sal que os enchidos contêm podem afetar o estômago. Geralmente, apresentam um valor nutricional menor do que a carne fresca, mas a mesma gama de nutrientes.
  Contrariando a crença popular, o presunto é uma carne magra, se lhe retirar a gordura que a envolve. Sem esta, 100g de presunto fornecem uma média de 195kcal. Contudo, deve ser consumido com moderação por pessoas que sofrem de hipertensão ou estão a seguir uma dieta alimentar com baixo teor de sal.

                                                      TÁBUA DE ENCHIDOS

  Um pouco á semelhança das famosas tábuas de queijos, sugerimos-lhe que componha uma entrada de enchidos tipicamente portuguesa, que pode ser o pretexto para uma refeição intima ou entre amigos. No entanto, enquanto os queijos se aconselham tanto para entrada como para o final da refeição, os enchidos são mais indicados como entrada ou até para servir lanche-ajantarado.
  O complicado é escolher entre as diferentes iguarias que o mercado nacional oferece. Para que não sejamos acusados de favorecer qualquer região portuguesa, até porque seria muito difícil eleger uma em particular e injusto para com as restantes.
  Como acompanhamento dos enchidos, pode optar por azeitonas, broa de milho ou pão de mistura.
  Muito importante é também a bebida escolhida. Mais uma vez, os produtos portugueses estão em destaque, mas a decisão final será sempre sua.
  Contudo a escolha deve recair sobre um vinho tinto. 
  -

Comentários

Mensagens populares