PEIXES
Alhada de Batata com Bacalhau Fresco e Piso de Coentros
400g Batata, 200g Alho, 150g Coentros, 200g Panko, 150g de Azeite, 2 limões, sal Q.B, pimenta Q.B. Bacalhau Fresco 1kg, 100g de manteiga, 1L de leite
Confeção
Descascar as batatas e lavar e levar a cozer com sal, depois de cozidas, esmagar as mesmas com ajuda de um garfo.
De seguida, separe as folhas dos talos dos coentros, picar os talos e levar ao lume com azeite, sal e pimenta com alho laminado sem germe e deixar alourar sem queimar.
Quando estiver bem alourado, retirar do lume e deixar arrefecer um pouco, juntar raspa dos limões assim como seu sumo, laminara as folhas de coentros e juntar também ao preparado, e assim está feito o piso de coentros.
Depois com ajuda de uma mandolina, laminar o alho para fazer chips de alho, levar o leite ao lume e colocar o alho laminado, quando começar a ferver retirar do lume, fazer 3 vezes este processo com o alho, fritar em óleo a 160º
Numa sertã anti aderente, colocar a manteiga e juntar o Panko e saltear até alourar em cor de torrada e temperar a gosto com sal e pimenta, reservar.
O Bacalhau cortar lombos de 120g e fechar em vaco, com azeite, folha de louro e um dente de alho.
Ligar a Ronner a 60º e quando chegar a essa temperatura colocar o lombo de bacalhau fresco + ou - 7 minutos.
Depois, juntar piso a gosto á batata e ligar bem, retificar o tempero, eu gosto de juntar um pouco de vinagre de vinho tinto.
Empratamento, colocar alhada de batata no centro, o lombo de bacalhau por cima, colocar piso em cima do lombo, colocar panko e chips de alho.
Bom Apetite
Arroz de Marisco
2 cebolas: 2 dentes de alho: 80g de manteiga: 1c (sopa) margarina: 2 tomates maduros: 1 lagosta: 4 gambas: 4 patas de sapateira: 1 malagueta: 1dl de Vinho Branco: 1c (chá) de colorau: 1 raminho de coentros: 1c de (chá) massa pimentão: 2c de (sopa) polpa de tomate: 1 pimento verde: 300g de arroz carolino: 6dl de água a fervente: 250g de miolo de mexilhão: 500g de ameijoas: sal e pimenta Q.B.
Picar a cebola os alhos e levar a refogar num tacho com a gordura. Junte o tomate maduro em pedaços, sem pele e sem sementes e refogar bem sem deixar queimar.
Refrescar com vinho branco e de seguida juntar os mariscos, menos o mexilhão e as ameijoas. Tempere de sal e pimenta e a malagueta sem as grainhas. Acrescentar o colorau e a polpa de tomate, juntar um pouco de água.
Deixar estufar, por cerca de 10 minutos e juntar o pimento cortado aos cubos médios. Juntar o resto da água e acrescentar o arroz e deixar cozinhar aproximadamente 8 minutos.
Adicionar as ameijoas e o mexilhão, tapar o tacho e deixar as ameijoas abrir, retificar o tempero e juntar os coentros traçados por cima e servir bem quente.
Tamboril á Bulhão de Pato com Puré de Cebola Caramelizada
1 lombo de Tamboril
200g de ameijoas
200g batata
1 cebola media
20g de molho inglês
3 dentes de alho
70g de coentros
100g de azeite
100g de ervilha quebrada
30g de leite
1 limão
30g de vinho branco
100g de manteiga
Sal, pimenta Q.B.
Cortar o lombo de tamboril em medalhões, e reservar.
Descascar a batata, e cortar aos bocados e levar a cozer em água e sal, quando estiver cozido fazer puré, ligar com leite e manteiga, temperar a gosto, pode temperar com noz moscada fica muito bom.
Depois descascar a cebola e cortar em meia lua e levar ao lume com azeite, quando estiver alourado refrescar com o molho inglês e temperar agosto, depois levar a um robot de cozinha e transformar em creme, este mesmo creme juntar ao puré de batata e ligar muito bem, retificar os temperos.
Fazer as ameijoas, colocar o alho em azeite, deixar alourar sem queimar, colocar as ameijoas, e mexer bem, refrescar com vinho branco e sumo de limão, temperar agosto e salpicar com coentros picados, pode juntar uma noz de manteiga para o molho ficar mais cremosos e guloso.
Marcar os medalhões de tamboril e juntar as ameijoas.
As ervilhas quebradas vasta colocar uma sertã quente com um pouco de azeite, colocar as ervilhas e saltear, juntar um pouco de manteiga e um cheiro de água, não ensopar.
Empratamento a gosto
Filetes de Peixe espada com Puré de Batata Doce e Molho de Maracujá
500g de Peixe Espada ( filetes )
2 batatas doce ( grandes )
manteiga Q:B.
3 maracujá
Farinha de Milho ( para passar o peixe )
1g de canela em pó
150g Couve coração
1 limão
Nata Q.B
Azeite Q.B.
Vinagre Q.B.
Sal, pimenta Q.B.
Primeiro temperar os filetes de peixe espada, com sal, pimenta e limão ( se gostar pode juntar alho picado )
Levar as batatas ao forno embrulhadas em papel alumínio até cozer, depois de cozidas descascar e levar a um robot de cozinha triturar bem até formar um puré, juntar um pouco de manteiga, e nata e temperar com canela em pó sal e pimenta. Depois levar a uma caçarola para depois aquecer para quando for servir.
Depois cortar a couve em juliana fininho, e levar a uma sertã com azeite e saltear a couve, quando começar a murchar de cozida juntar um pouco de vinagre e temperar a gosto com sal e pimenta.
Fritar o peixe em óleo, passar o peixe por farinha de milho e fritar, como temperamos o peixe primeiro com acidez do limão ele cozinhou um pouco por isso não precisa muito tempo a fritar é mesmo alourar de um lado e do outro e já está.
Com as espinhas do peixe fazer um caldo de peixe ( depois eu vou deixar a receita do caldo de peixe ) e reservar.
Juntar uma noz de manteiga numa sertã, e tirar a polpa dos maracujás e juntar a manteiga, deixar ferver um pouco e juntar um pouco de caldo de peixe ao preparado, deixar reduzir um pouco e retificar os temperos.
Empratamento a gosto, servir bem quente.
Açorda de Marisco
500g de camarão
500g de ameijoas
500g de berbigão
500g de pão
3 ovos
3 dentes de alho
1 ramo de coentros
4 colheres de sopa de azeite
sal, pimenta, piripiri Q.B.
Cozer o camarão em água e sal durante 5 minutos e retirar o camarão guardar a água.
Abrir as ameijoas e o berbigão em separado e guardar as águas.
Juntar as 3 águas e deixar eduzir um pouco as mesmas .
Regar o pão com está água.
Levar uma caçarola ao lume com azeite, alho e deixar alourar sem queimar e juntar os coentros cortados, juntar o pão e mexer com ajuda de uma colher de pau, de modo a que açorda fique homogénea e bastante mole.
Junte o marisco á açorda, mexa tudo e retire do lume.
De seguida junte os ovos e mexa e servir de imediato.
Lampreia na caçarola
3 lampreias
150g de presunto
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
300g de pão
2 tomates pelados
2,5 dl vinho tinto
Azeite
Mostarda
sal
Numa caçarola de barro com azeite, ponha os alhos e o presunto picados e folha de louro.
Deixar alourar e depois juntar a cebola picada ao preparado anterior.
Juntar o tomate triturado, deixando cozer tudo durante 5 minutos, refrescar com o vinho.
Fritar o pão, deixar repousar um pouco em papel abesorvente, triturar e ajuntasr ao caldo para engrossar, o molho e deixar reduzir por 5 minutos.
Numa panela com água quente, meta as lampreias e retire-as em seguida.
Raspe preimeiro a pele das lampreias e separe com cuidado as cabeças, tendo cuidado para não desperdiçar o sangue.
Retire as tripas ao peixe e tambem o nervo central.
Cortar o peixe e junte-o á caçarola de refogado, inclusive o sague.
A seguir, deixar cozer durante 30 minutos. Depois desse tempo, junte mostarda e sal.
Servir na mesma caçarola de barro, acompanhar com arroz e pão frito.
Comentários
Enviar um comentário